sexta-feira, 6 de maio de 2016

Sesa recomenda medidas simples de combate ao Aedes




Medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikunguny e Zika Vírus. A orientação principal é evitar o acumulo de água em qualquer recipiente. O combate a este vetor só será possível com a participação de todos.
O Aedes é um mosquito doméstico, vive dentro de casa, tem hábitos diurnos, costuma se alimentar ao amanhecer e ao entardecer. Neste sentido, é preciso que todos os moradores se conscientizem que são agentes principais nesta luta. Bastam dez minutos por semana para fazer uma vistoria na sua própria casa e eliminar todos os objetos que possam acumular água. No Amapá, o governador Waldez Góes já determinou que todas as sextas-feiras os funcionários destinem dez minutos para fazer uma varredura no local de trabalho e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Algumas medidas simples também podem ajudar na prevenção: telar janelas e portas, utilizar mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis e usar calças e blusas compridas. Caso áreas do corpo fiquem expostas, é importante usar repelente.
Se forem observados sintomas como aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados, dor nos olhos, febre, dores no corpo e de cabeça, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde para atendimento. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para que não sejam utilizados medicamentos por conta própria.

Por: Janine Cruz