domingo, 8 de maio de 2016

Ação de combate ao Aedes visita mais de 3 mil imóveis no Congós e Novo Buritizal





Mais de três mil residências foram visitadas nesta sexta-feira, 6, nos bairros Congós e Novo Buritizal, durante o Dia "D" de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. Em sua terceira edição, a atividade coordenada pela Sala de Situação Estadual contou com a participação de 431 agentes públicos, sendo 151 militares e 280 civis.
Com o intuito de orientar e conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, a ação também contou com identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em mais de 4% foram encontrados focos do Aedes.
Para o coronel Wagner Coelho, subcoordenador da Sala de Situação estadual, as ações têm sido muito positivas. "Mesmo encontrando algumas recusas, os moradores têm se mostrado preocupados e cooperam com as equipes, permitindo a vistoria de seus quintais. É esta consciência de prevenção que queremos deixar, para que as pessoas cuidem de seus imóveis e não permitam que o mosquito nasça", informou.
Durante as visitas de inspeção, que contaram com a participação do Conselho Comunitário de Segurança Pública do bairro Congós, foram encontrados terrenos abandonados que serviam de lixeira pública e criadouros potenciais para o Aedes. Doze imóveis receberam o tratamento com larvicida, pois os agentes encontraram larvas do mosquito em cisternas, caixa d'águas, piscinas que não são possíveis de eliminação.
Dos 3.313 imóveis visitados, em 32 houve recusa. A maior parte foi solícita, recebendo as equipes e contribuindo com a vistoria. “Aqui em casa ninguém ficou doente e, se depender de mim, não ficará, pois dia sim outro não faço uma busca no quintal de objetos que possam acumular água", disse o aposentado Bruno Silva, morador do Congós.
Foram parceiros nesta ação as secretarias estaduais e do município de Macapá, Tribunal de Justiça (TJAP), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Estadual (MPE), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e Exército Brasileiro.

Dia "D" de combate ao Aedes
O “Dia D” de combate ao Aedes aegypti é estabelecido pela Sala Estadual de Situação, sob a coordenação da Secretaria de Estado da saúde (Sesa), que define as ações de combate ao vetor e acontece na primeira sexta-feira do mês.
A Sala Estadual de Situação tem reuniões semanais, para avaliar o que foi deliberado na semana anterior e planejar as ações para a semana seguinte.