quinta-feira, 12 de maio de 2016

Implantação de programa vai otimizar gestão na Saúde

O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde (MS), será implantado no Amapá para otimizar ainda mais a gestão de custos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Através de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pela primeira vez, representantes do Departamento de Economia da Saúde Investimentos e Desenvolvimento (DESID/MS) vieram ao Amapá dar as primeiras instruções para a implantação do programa.
O PNGC reúne um conjunto de ações que visam o aperfeiçoamento e a difusão de informações relevantes aos custos, utilizadas como base para otimização dos serviços, unidades, regiões e redes de atenção em saúde.
“Apresentamos aos gestores dos hospitais o que é o programa, as potencialidades de economia que ele pode oferecer, objetivos e resultados preliminares em outros estados. Construímos uma agenda de trabalho, definindo quais os hospitais que irão participar. A Secretaria irá decidir quais técnicos irão lidar com o Apurasus, que é o sistema de apuração de custos do SUS, disponibilizado junto com o programa”, explicou a coordenadora do PNGC, Maciene Silva.
As representantes do MS ficaram otimistas com o interesse da Sesa na implantação do programa. Após a escolha de quem vai operar o sistema, os técnicos do MS retornarão ao Estado para fazer o treinamento dos profissionais.