Durante a ação social que marcou o encerramento do mês “Combatendo o preconceito, reconhecendo direitos”, que aconteceu na manhã deste sábado, dia 30, no Centro Educacional Especial Raimundo Nonato Rodrigues, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ofertou para familiares de pessoas com transtorno do espectro do autismo serviços de saúde.
A Sesa prestou serviços com clínico geral, pediatra, nutricionista, psicólogo, terapias ocupacionais, odontólogos, massoterapia, vacinação, assistência social, exames de imagens, fonoaudiologia, marcação de consulta e marcação de exame laboratorial. “Eu aproveitei pra fazer logo tudo, já que, muitas vezes, a gente não tem muito tempo nessa correria. Fiz exame de sangue, tomei vacina, chequei minha pressão e ainda marquei uns exames pra fazer um check-up completo”, disse a professora do centro, Rosiane Araújo.
Os serviços que não foram prestados e que foram procurados durante a ação, foram recebidos pelos profissionais com os devidos direcionamentos de onde as pessoas devem procurar os atendimentos. “A intenção da ação foi justamente promover essa interação intersetorial entre a educação, com o Centro Raimundo Nonato, e a Secretaria de Saúde, para fazer essa aproximação”, disse a dr. Ely Góes, coordenadora de Assistência Hospitalar da Sesa.
No evento, que também teve a parceria da Associação Amapá Azul (Amazul), o governador Waldez Góes assinou o decreto de criação do Grupo de Trabalho Intersetorial GT TE Abraço, que será responsável pela elaboração e execução de projetos, criação do fluxo e protocolo estadual de atenção à pessoa com o transtorno e suas famílias.