Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) é a única unidade de saúde do Estado que realiza a triagem neonatal gratuitamente, incluindo os testes do olhinho, pezinho e orelhinha. Os procedimentos permitem o diagnóstico de diversas doenças infecciosas ou congênitas, para o tratamento precoce que diminuem ou eliminam sequelas em recém-nascidos. Os exames são indispensáveis para os primeiros dias de vida do bebê.
Teste do pezinho
O setor ambulatorial do HMML, responsável pela realização do teste do pezinho, garante o diagnóstico de 33 doenças, além das notificações exigidas pelo Ministério da Saúde (MS) como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Nos mês de janeiro e fevereiro, deste ano, foram realizados 774 testes do pezinho. O exame deve ser feito do terceiro até o sétimo dia de vida do bebê. O resultado é disponibilizado para a família na própria maternidade, cerca 30 dias após a coleta.
Teste do olhinho
Todos os bebês que nascem na maternidade são submetidos ao teste do olhinho. O Ministério da Saúde ainda não instituiu a obrigatoriedade para o exame, mas a maternidade aderiu ao processo, por considerar importantes para a detecção de doenças como glaucoma congênito, retino-blastoma, retinopatia na prematuridade, entre outras.
O procedimento permite aos pais descobrirem problemas graves de visão que podem aparecer nos seus filhos recém-nascidos. O médico examina o fundo do olho do bebê com um aparelho próprio chamado oftalmoscópio. Se o diagnóstico for positivo, o tratamento pode ser iniciado, imediatamente, diminuindo o risco de a criança perder a visão.
Teste da orelhinha
A Lei nº 12.303, de 2010, tornou obrigatória a realização gratuita do exame. O teste da orelhinha, ou triagem auditiva neonatal, deve ser feito com 48 horas de vida, preferencialmente antes da alta hospitalar e, prioritariamente, durante o primeiro mês de nascimento. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê.
Os bebês que apresentarem resultado alterado no teste devem ser submetidos a um segundo exame. Se persistir a alteração, a criança será encaminhada para avaliação e diagnóstico.
Horário do atendimento para os testes
Olhinho: segunda, terça, quinta e sexta- feira, das 14h às 17h - 30 senhas.
Orelhinha: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.