A Coordenaria de Vigilância em Saúde (CVS) ainda não registrou nenhum caso confirmado de gripe H1N1 no Estado do Amapá, no ano de 2016. Mesmo assim, em função do aumento de casos de contaminação por H1N1 em outros estados, como em São Paulo, o Setor de Epidemiologia da CVS alerta a população amapaense para alguns cuidados que devem ser tomados.
Além da vacinação, cuja campanha nacional acontecerá entre 30 de abril e 20 de maio, a população deve adotar métodos de prevenção para evitar a infecção por gripe, com medidas de higiene:
- Lavar as mãos frequentemente.
- Evitar, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.
- Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, fazer gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus.
- Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpar as narinas com a água morna e sal. Assoar o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passar nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus.
- Reforçar o sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegurar-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit. C.
- Ingerir tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação.