terça-feira, 29 de março de 2016

Campanha vai informar sobre serviços oferecidos pelo PAI


A Coordenadoria de Assistência Hospitalar (CAH) iniciou uma campanha informativa com o objetivo de esclarecer a população em quais casos se deve procurar o Pronto Atendimento Infantil (PAI). A ideia é que os pais saibam em quais casos precisam recorrer àquela casa de saúde e diferenciar outros serviços que podem ser acessados em unidades básicas de saúde.
A proposta é reforçar a mensagem nos meios de comunicação e redes sociais. De acordo com o diretor do PAI, Giovani Nicoletti, um dos resultados esperados é a celeridade no atendimento. “Às vezes a população busca o Pronto Atendimento Infantil para serviços como consultas básicas, que não oferecemos. Isso acaba aumentando, e muito, a espera de quem realmente precisa”, argumenta o diretor.

Quando procurar o PAI:
  • Convulsões;
  • Perda de consciência (desmaios);
  • Intoxicações exógenas (ingestão de alimentos ou substâncias estranhas);
  • Chiado, cansaço ou tosse insistente;
  • Vômito e diarreia persistente há mais de 12 horas;
  • Irritabilidade mantida ou choro persistente;
  • Febre muito alta (maior que 39 graus);
  • Presença de sangue nos vômitos ou na diarreia;
  • Diminuição da sucção em lactentes e recém-nascidos, além de alterações na fontanelas (“moleiras”) tais como abaulamento ou afundamento das mesmas;
  • Inchaços em membros com presença de vermelhidão e febre;
  • Sangramentos espontâneos

No PAI não:
  • Realizam consultas de rotina;
  • Atendimento de traumas gerados por acidentes, cortes, etc.);
  • Picadas de animais peçonhentos (cobras, escorpiões);
  • Quedas