quarta-feira, 16 de março de 2016

Creap contempla estudantes com aparelhos auditivos



Estudantes com deficiência auditiva receberam nesta quinta-feira, 10, aparelhos que vão auxiliá-los na captação da voz do professor e, consequentemente, no aprendizado em sala de aula. A entrega foi feita pelo Centro de Reabilitação do Estado (Creap) e contemplou nessa etapa 23 alunos.
O aparelho de frequência modulada (FM), faz parte do Programa Estadual de Saúde Auditiva e conta com cem pacientes cadastrados que receberão gradativamente os aparelhos. "O objetivo é fazer com que diminua os ruídos em sala de aula. O aluno vai conseguir escutar melhor a voz do professor de forma limpa, clara e com um volume um pouco mais alto que os outros sons que ele escuta. Assim, o aparelho capta a voz do professor que vai estar utilizando um microfone", explicou a especialista em audiologia do Creap, Thais Bastos.

Melhor aprendizado
Ela enfatizou que a deficiência auditiva causa sérios prejuízos à aprendizagem escolar, principalmente na leitura, escrita, compreensão do conteúdo e na interação dos alunos com os demais estudantes. O aparelho é um método eficaz que favorece o aprendizado no ambiente escolar, proporcionando ao estudante do ensino fundamental e médio um bom desempenho em sala de aula.
Podem receber o dispositivo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) crianças e jovens com deficiência auditiva que já usam aparelho auditivo, implante ou que estão aprendendo a falar. Além disso, eles devem estar matriculados regularmente no ensino fundamental ou médio. "Esses critérios foram definidos pelo Ministério da Saúde. O estudante que se enquadrar deve procurar o Creap para realizar o teste de reconhecimento da fala e o teste de detecção de voz. Os testes são obrigatórios para avaliar se o sistema FM terá benefício para a pessoa", finalizou Thais Bastos.

fonte