Com o objetivo de incentivar as pessoas a usarem preservativo e realizarem o teste rápido neste carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais, e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizaram neste sábado, 6, a Ação de Diagnóstico e Prevenção à Sífilis e HIV/AIDS, na Praça Beira Rio.
Mais de 19 mil preservativos foram oferecidos à população através de dispensadores alternativos nos quiosques, com a ajuda de acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Faculdade de Macapá (Fama). Os donos dos estabelecimentos agiram como multiplicadores da prevenção, pois ajudaram a divulgar aos seus clientes sobre a disponibilidade do teste rápido e aconselhamento na Escola de Administração Pública (EAP), localizada às proximidades da Praça do Coco.
Durante o evento na Beira Rio houve a oferta de 200 testes para sífilis e 200 para HIV. Segundo Aline Miranda, coordenadora do DST/AIDS, 250 mil preservativos serão distribuídos em todos os municípios do Estado durante o carnaval. “A pessoa é convidada a fazer um aconselhamento, orientada sobre o que é ser positivo, o que é ser negativo, como se prevenir, e depois é direcionada a fazer o teste que varia de 15 a 30 minutos para revelar o resultado”.
Aplicativo
Uma das novidades para ajudar a quebrar a cadeia de transmissão do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis neste carnaval é um aplicativo para smartphones apresentado pela equipe da Coordenação do DST/AIDS.
O “Carnaval Amapá 2016” explica o que é o teste rápido, o resultado, fala da importância de buscar tratamento e onde pode ser feito no Estado, também mostra vídeos sobre prevenção. “É muito importante este veículo, pois, hoje, as pessoas usam muitos aplicativos, se comunicam muito mais rapidamente através da internet, têm acesso à informação quase que instantaneamente”, explicou Aline, que informou também que a intenção é que o APP seja permanente e que agregue mais informações sobre todas as DSTs.