Depois de mais de oito horas de operação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, os órgãos envolvidos na ação consideraram satisfatórios os números de atendimento à população, neste sábado (13).
A mega campanha no Amapá foi organizada pelo Ministério da Defesa (MD) e desenvolvida pelo Exército Brasileiro, Aeronáutica e a Marinha do Brasil em conjunto com o Governo do Estado, municípios e órgãos públicos. Nessa primeira fase a ação foi executada nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e na capital Macapá.
Até as 14h30 do sábado, os dados parciais de atendimentos foram:
- Macapá: 5.083 residências e 450 comércios.
- Santana: 1.100 residências e 111 comércios.
- Jari: 1.000 residências e 60 comércios.
- Oiapoque: 1.190 residências e 130 comércios.
As informações foram levantadas pelas equipes envolvidas no combate ao vetor, que repassavam os dados a uma base montada no 34º Batalhão de Infantaria de Selva.
Para chegar a esses registros, foi necessário um efetivo de 581 militares e 300 civis para atuarem em Macapá. Em Santana foram 150 militares e 160 civis. No Jari 50 militares e 36 civis. Em Oiapoque foram 250 militares. “Os objetivos foram traçados e plenamente alcançados, uma vez que o Exército pôde repassar à sociedade amapaense o conceito de como combater o Aedes. A receptividade das pessoas foi muito maior que o esperado. Foi uma vitória do povo do Amapá. A segunda etapa será executada a partir do dia 15 de fevereiro, nos focos do mosquito Aedes localizados e mapeados”, disse o tenente coronel Mattos, do comando de Fronteira do Amapá.
As demais etapas da operação de combate ao Aedes serão realizadas com palestras de conscientização e motivação nas escolas de 17 a 18 deste mês. “Nossa união de forças no combate a este mosquito deve ter sempre um saldo positivo. Estou convicto que esta mobilização ao chegar às escolas de modo geral vai trazer em 180 dias o resultado esperado”, disse o governador do Estado, Waldez Góes.
A cerimônia de encerramento do Dia de Combate ao Aedes no estado ocorreu em frente ao comando do 34º Batalhão de Infantaria de Selva.