Com o objetivo de orientar os servidores públicos quanto ao combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), deram início nesta segunda-feira, 15, a um ciclo de palestras abrangendo todas as Secretarias e órgãos estaduais.
Hoje, 15, as Secretarias de Defesa e de Desenvolvimento Rural receberam as orientações. A ação está inserida no cronograma de atividades do Governo Estadual referentes ao eixo de mobilização social e educação em saúde ambiental contra o mosquito. Ainda essa semana serão definidas as palestras em outras instituições do Estado.
Emanuel Bentes, chefe da Vigilância Ambiental da CVS, disse que a meta é informar o cidadão sobre todos os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito. “Os servidores serão como agentes voluntários de combate ao vetor e multiplicadores deste conhecimento”, disse.
Bentes lembra ainda que a população é indispensável na luta contra o mosquito. “Deve haver, urgentemente, mudanças nos hábitos e no comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente, para que sejam eliminados todos os meios favoráveis de reprodução do Aedes”, finalizou.
Combate ao mosquito
Para combater o Aedes aegypti, é fundamental eliminar locais ou objetos que sirvam de depósito para água como pneus, vasos, garrafas e até mesmo tampinhas de refrigerantes.
Manter a caixa d’água fechada com a tampa, limpar as calhas, não deixar acumular água da chuva sobre a laje, encher os pratinhos dos vasos com areia, lavar uma vez por semana os vasos com plantas aquáticas usando escova e sabão, além de guardar garrafas vazias de cabeça para baixo são algumas iniciativas que devem ser adotadas por todos.