Os técnicos das Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinf), Saúde (Sesa) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitaram nesta quarta-feira, 3, as obras da Unidade de Pronto Atendimento do município de Laranjal do Jari (UPA), distante a 270 quilômetros da capital. Desde o início desta semana as equipes cumprem uma extensa agenda de visitas às obras que estão sendo executadas com recursos oriundos de financiamento junto ao BNDES.
A visita é uma avaliação de rotina que serve para acompanhar o andamento das obras, bem como a parte financeira apresentada para aprovação junto ao banco. Cada visita gera um relatório técnico que permite a continuidade da liberação dos recursos
O engenheiro civil do BNDES, Sérgio Brito, ficou surpreso com o ritmo de execução dos trabalhos. "Quando estivemos aqui em outubro a obra estava com 31,13%, executada. Tivemos uma evolução significativa, pois já totaliza mais de 50%, o que prova que os responsáveis estão seguindo à risca o projeto apresentado e os prazos estabelecidos", disse Brito.
Orçada em R$ 3.896.158,00, a UPA de Laranjal do Jari é localizada na entrada da cidade, e quando finalizada, beneficiará as comunidades adjacentes com atendimento de urgência e emergência 24h, serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares de urgência e emergência, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos, distribuição de medicamentos e também terá médicos de clínica geral e pediatria, equipe de enfermagem e demais profissionais de saúde. (fonte)