terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A emoção de andar mais leve




Pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) tiveram na tarde desta sexta-feira (15) um dia especial. Mais de 300 itens auxiliares de locomoção foram entregues aos usuários atendidos pelo Programa de Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção do Creap.
Pedro Oliveira foi um dos beneficiados. Ele utiliza a mesma prótese para a perna há mais de 30 anos. Ele conta que, com o tempo, o que tinha de mais moderno se tornou um fardo. "Essa prótese que estou usando pesa cerca de 10 quilos e me causa muitos ferimentos", reclama.
Cadastrado no programa de doação do Creap, ele aguardava o item de locomoção há quatro anos. "Finalmente a espera acabou. Em termo de mobilidade é uma coisa que não dá nem para mensurar. Esta que estou recebendo é bem mais leve, funcional, dá para eu me movimentar de forma mais tranquila e sem o sofrimento. Vai dá até pra correr", disse, entusiasmado.
O acolhimento no centro também foi reconhecido pelo paciente. "O Creap cumpre com a sua função social. Está havendo uma revolução em termos de recuperação de traumas e com certeza o nosso Estado, nesse aspecto está muito bem servido", enfatizou.
Foram 252 cadeiras de rodas, 64 muletas, 31 carrinhos, 17 bengalas e 11 andadores. Desde janeiro deste ano até esta sexta-feira, o Creap já realizou a entrega de 1.707 artefatos de locomoção.
Assim como Pedro Oliveira, a espera de outros pacientes perdurava desde 2011. "A saúde tem pressa e estamos dando continuidade", disse Eli Góes, assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo ela, o Governo do Estado do Amapá está sensibilizado com a causa e busca melhorar cada vez mais o Programa de Concessão.
O diretor do Creap, Adonias Nascimento explica que quando assumiu o centro, o Programa estava parado. Agora aguarda só melhorias para o setor e já espera novidades para novas aquisições na área da saúde auditiva. "Existia uma lista muito grande, e nós fomos atrás do secretário de Saúde, Dr. Pedro Leite e do Governador Waldez Góes e conseguimos que eles autorizassem a assinatura do contrato e a compra desse material. Esperamos também que em menos de um mês estejamos entregando aparelhos auditivos para os nossos pacientes cadastrados no Programa de Saúde Auditiva", explicou Nascimento.

"Torci o nariz"
Pedro Oliveira era o paciente mais entusiasmado do evento de entrega. Ele fez questão de fazer uma declaração: "Quando o governador em seu discurso dizia que governaria para as pessoas e para as cidades, muita gente torcia o nariz, eu mesmo não votei nele, mas reconheço que realmente está disposto a fazer isso, governar para o povo. Um exemplo é a saúde que sofreu com a falta de investimentos, de responsabilidade dos gestores passados e uma série de ações destrutivas que só a população sentiu esses resultados fracassados. Hoje acredito na fala de Waldez Góes", disse o paciente. 

Serviço
O Centro de Reabilitação do Amapá é referência na região Norte em termos de recuperação de pacientes com traumas. No centro também são atendidas as especialidades de Fisioterapia, Traumatologia, Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Precoce (para pacientes de 0 a 03 anos), Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social.
O Creap fica localizado, na rua Tiradentes, Centro e funciona em horário comercial de manhã e a tarde. Para o cadastro em qualquer especialidade oferecida pela unidade, basta se dirigir até o Creap levando encaminhamento médico, cartão do SUS e comprovante de residência.