terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Oficina de prevenção de álcool e outras drogas


O encontro aborda os temas de forma lúdica, criativa e teatral.


Com uma interação homem, natureza e arte, pacientes e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Estado promoveram nesta segunda-feira,29, na unidade  Casa Gentileza,  a I Oficina "Trabalhando a prevenção do álcool e outras drogas de forma lúdica". O encontro  ministrado pelo médico Gabriel Andrade, de Belém (PA) seguirá até a quarta-feira, 30, finalizando as 14h.

Uma roda de debates ao ar livre foi formada e muitos pacientes relataram suas vivências, assim como os funcionários falaram de suas experiências dentro do âmbito dos trabalhos da saúde mental no Amapá. Um dos participantes definiu o momento: "Estamos aprendendo e ensinando por meio do amor, afeto e toque. Essa é a prevenção  para através da arte".

Para a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Mental, Rileny Mascarenhas, uma das metas para 2016  é atender a clientela da rua. "Vamos focar em ações que contemplem aquelas pessoas que estão abandonadas pelas ruas", frisou Rileny, que ainda reiterou que o encontro é um presente para os profissionais que lida diretamente com esse público, além enriquecer o conhecimento, o trabalho é desenvolvido de forma criativa e teatral.

Gabriel fala que o importante é ajudar como médico instituindo as técnicas do teatro. "O que eu venho fazer é ajudar esse sistema de pessoas - profissionais e pacientes - , a  reorganizarem-se e trabalhar melhor juntos. O meu papel aqui não é ensinar nada, é apenas relembrar o que essas pessoas já sabem, com outro arranjo para que o trabalho possa funcionar melhor", concluiu.

Serviço

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) - Casa Gentileza, tem a finalidade de oferecer suporte médico e psicológico a pacientes e familiares que busquem voluntariamente o tratamento. Fica localizado na Avenida Mãe Luzia, 994, bairro Laguinho 
O espaço é destinado a pessoas que apresentam crises, distúrbios ou perturbações, com acolhimento, que inicialmente é feito por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas e psicólogos.



A emoção de andar mais leve




Pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) tiveram na tarde desta sexta-feira (15) um dia especial. Mais de 300 itens auxiliares de locomoção foram entregues aos usuários atendidos pelo Programa de Concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção do Creap.
Pedro Oliveira foi um dos beneficiados. Ele utiliza a mesma prótese para a perna há mais de 30 anos. Ele conta que, com o tempo, o que tinha de mais moderno se tornou um fardo. "Essa prótese que estou usando pesa cerca de 10 quilos e me causa muitos ferimentos", reclama.
Cadastrado no programa de doação do Creap, ele aguardava o item de locomoção há quatro anos. "Finalmente a espera acabou. Em termo de mobilidade é uma coisa que não dá nem para mensurar. Esta que estou recebendo é bem mais leve, funcional, dá para eu me movimentar de forma mais tranquila e sem o sofrimento. Vai dá até pra correr", disse, entusiasmado.
O acolhimento no centro também foi reconhecido pelo paciente. "O Creap cumpre com a sua função social. Está havendo uma revolução em termos de recuperação de traumas e com certeza o nosso Estado, nesse aspecto está muito bem servido", enfatizou.
Foram 252 cadeiras de rodas, 64 muletas, 31 carrinhos, 17 bengalas e 11 andadores. Desde janeiro deste ano até esta sexta-feira, o Creap já realizou a entrega de 1.707 artefatos de locomoção.
Assim como Pedro Oliveira, a espera de outros pacientes perdurava desde 2011. "A saúde tem pressa e estamos dando continuidade", disse Eli Góes, assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo ela, o Governo do Estado do Amapá está sensibilizado com a causa e busca melhorar cada vez mais o Programa de Concessão.
O diretor do Creap, Adonias Nascimento explica que quando assumiu o centro, o Programa estava parado. Agora aguarda só melhorias para o setor e já espera novidades para novas aquisições na área da saúde auditiva. "Existia uma lista muito grande, e nós fomos atrás do secretário de Saúde, Dr. Pedro Leite e do Governador Waldez Góes e conseguimos que eles autorizassem a assinatura do contrato e a compra desse material. Esperamos também que em menos de um mês estejamos entregando aparelhos auditivos para os nossos pacientes cadastrados no Programa de Saúde Auditiva", explicou Nascimento.

"Torci o nariz"
Pedro Oliveira era o paciente mais entusiasmado do evento de entrega. Ele fez questão de fazer uma declaração: "Quando o governador em seu discurso dizia que governaria para as pessoas e para as cidades, muita gente torcia o nariz, eu mesmo não votei nele, mas reconheço que realmente está disposto a fazer isso, governar para o povo. Um exemplo é a saúde que sofreu com a falta de investimentos, de responsabilidade dos gestores passados e uma série de ações destrutivas que só a população sentiu esses resultados fracassados. Hoje acredito na fala de Waldez Góes", disse o paciente. 

Serviço
O Centro de Reabilitação do Amapá é referência na região Norte em termos de recuperação de pacientes com traumas. No centro também são atendidas as especialidades de Fisioterapia, Traumatologia, Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Precoce (para pacientes de 0 a 03 anos), Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social.
O Creap fica localizado, na rua Tiradentes, Centro e funciona em horário comercial de manhã e a tarde. Para o cadastro em qualquer especialidade oferecida pela unidade, basta se dirigir até o Creap levando encaminhamento médico, cartão do SUS e comprovante de residência.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Retrospectiva da saúde




No primeiro semestre tivemos  programas, ações e avanços na saúde de nosso Estado. Acreditamos que olhar para nossas conquistas e desafios, visando traçar novas estratégias para promover o crescimento e aumento de nossos programas de saúde para todo o cidadão, procurando sempre o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão amapaense é uma das bandeiras que levantamos. 




terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Horário Administrativo para o fim de ano


O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a importância do ato de doar sangue a instituição segue em campanha para captação de novos doares voluntários. Os interessados devem ir até a instituição localizada na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares das 7h30 às 12h. Leia mais 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Hemoap presenteia doadores de sangue durante o período natalino




Com a chegada do fim de ano e das férias, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a importância do ato de doar sangue. Neste sentido, de 21 a 24 e de 28 a 31 de dezembro, a instituição segue em campanha para captação de novos doares voluntários. Os interessados devem ir até a instituição localizada na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida Raimundo Álvares das 7h30 às 12h. Leia mais 


Orquestra essência na nefrologia



Emoção e encanto tomou conta dos pacientes, acompanhantes e profissionais da Nefrologia na manhã do último domingo, 20, durante a apresentação da Orquestra Essência. Sob a regência do maestro Elias Sampaio o grupo formado por adolescentes trouxe no repertório clássicos da música instrumental e de Natal. Há quatro anos nesta mesma época do ano os pacientes do setor são agraciados com a apresentação como forma de celebrar a vida.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sesa entrega certificado para fisioterapeutas que concluíram o curso de ventilação mecânica pediátrica


Experiências em área pediátrica e os cuidados para uma boa respiração, foram partilhados durante quatro meses com os profissionais de fisioterapia do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). Eles receberam o certificado, da primeira capacitação de Ventilação Mecânica Pediátrica, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). 

O objetivo da habilitação é agregar conhecimento relacionado  a ventilação mecânica, principalmente com os profissionais que lidam diretamente com os pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva, englobando conhecimento, habilidades e atitudes.

A coordenadora de Assistência Hospitalar, Hely Góes, falou com os profissionais na ocasião."A nossa principal motivação para realização desse curso, são vocês, fisioterapeutas. Essa é apenas uma etapa, que vocês finalizaram. Aproveitem tudo o que foi aprendido durante o curso e que possam compartilhar com a suas equipes e pacientes", discursou Góes.

A  fisioterapeuta do HCA, Clivea Valente,  que atua na área há 16 anos, falou do retorno que a capacitação dará para aos pacientes. "A atualização foi um momento muito valioso para nós profissionais, pois nos proporciona mais conhecimento, que  serve como estímulo para crescimento profissional", disse.

As instruções foram ministradas pelo especialista em fisioterapia cardiovascular e terapia intensiva, Marcelo Furtado, que explicou que durante o curso foi apresentado novidades em termos de pesquisa e tecnologia, além de técnicas para melhorar a qualidade do atendimento em UTI.

"A ventilação mecânica é utilizada, especialmente, nas unidades intensivas e centros cirúrgicos. É um método que substitui a respiração natural do paciente e pode ser feita de várias formas. O nosso foco, é buscar a melhor forma de aplicar esse método artificial em favor da vida", finalizou Marcelo. 



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mensagem de vida aos pacientes da UNACON

Fortalecer o verdadeiro sentido do natal, foi o principal  objetivo da confraternização promovida pela  Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Um culto ecumênico marcou a manhã desta quinta-feira, 17, dos pacientes, médicos e familiares da unidade. Mesmo debilitados, receberam uma mensagem de paz, otimismo e a valorização da vida.


"Na Unacon somos todos uma única família, pois conhecemos a situação de cada paciente, nós vivemos em torno de um único objetivo que é valorizar cada segundo de vida, cada sorriso, cada conquista e cada avanço de melhoras dos nossos pacientes", disse o diretor da Unacon, Roberto Marcel .


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Em clima de festa e muitas homenagens, o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), por meio  do Grupo de Autocuidado, promoveu na última reunião mensal dos portadores e ex portadores de hanseníase, a confraternização de todos os participantes com a celebração do espírito natalino,  sorteio brindes e o resgate das principais atividades que foram destaque ao longo deste ano.