“Essa cadeira não serve para ficarmos presos a ela, e sim para nos dar mais independência”, disse a bailarina e paratleta Yndiraima Cunha, de 19 anos, uma das 30 pessoas contempladas pelo Programa de Concessão de Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção.
A cerimônia de entrega das cadeiras ocorreu nessa segunda-feira, 18, no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). Além das cadeiras manuais, de banho e elétricas, o programa oferece órteses, próteses, bengalas, andadores e outros meios que auxiliam na locomoção de pessoas com deficiência.
O recurso para adquirir as cadeiras partiu do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado. “Foi um empenho mútuo da clínica de órteses e próteses do Creap e da Sesa para manter esse programa ativo e contemplar essas pessoas”, explicou a diretora do Creap Gabriela Silva.
O professor Edcarlos Marques, pai da estudante Laila Vitória, de 11 anos, contemplada pelo programa, ressaltou a importância da iniciativa. “É importante ajudar as nossas crianças especiais. Essa nova cadeira servirá para ela ir à escola, tendo um futuro melhor lá na frente”, afirmou.
O Programa de Concessão de Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção continua com as entregas dos equipamentos de forma gradativa. A meta é entregar 350 cadeiras até fim do mês.