segunda-feira, 4 de abril de 2016

[ACESSIBILIDADE] Creap inicia entrega de 350 cadeiras de rodas para usuários cadastrados em programa de concessão























O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) fez a entrega de 17 cadeiras de rodas a usuários paraplégicos cadastrados no Programa de Concessão de Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção. O ato ocorreu na manhã deste sábado, 2, e foi a primeira remessa de 350 cadeiras para diferentes patologias que ainda serão entregues no decorrer deste mês.

Os beneficiários contemplados, neste momento, fazem parte de uma lista de espera do ano de 2009 e de 2014. São 136 usuários cadastrados que terão direito a receber uma das 150 cadeiras que chegaram destinadas a paraplégicos. “Essas cadeiras vão ajudar bastante. Meu filho não sai de casa, vive da cadeira para a cama e a minha mãe já não anda mais. Esta é a quarta vez que sou atendida pelo Creap e estou bastante satisfeita”, relatou dona Joana de Sousa Coutinho, de 66 anos.

O Programa de Concessão de Órtese Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção é do Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Creap, é responsável por acessar os recursos, destinados à compra de equipamentos que garantam o direito de ir e vir dos usuários de diferentes patologias, como paraplégicos, tetraplégicos entre outros.


Segundo a chefe do setor de Órtese e Prótese do Creap, Larissa Prazeres, para ter direito à cadeira de rodas é preciso que o paciente cadastrado no programa esteja de acordo com as normativas estabelecidas pelo MS.

Cada cadeira possui um grupo diferente de critérios para liberação. "A pessoa que vem pedir a cadeira de rodas precisa passar por uma avaliação quanto ao quadro clínico. Se não se encaixar ela não poderá receber, pois se liberarmoss os recursos serão bloqueados e não poderemos atender a outras pessoas”, ressaltou.

Larissa deu como exemplo a cadeira de rodas motorizada, onde o usuário deverá ter obrigatoriamente um laudo favorável de um oftalmologista, terapeuta ocupacional, otorrinolaringologista e assistente social. “Eles precisam ter condições mínimas para guiá-la. Até mesmo o ambiente onde reside é analisado e levado em conta”, explicou.

O Creap é um centro de atendimento às pessoas que necessitam de cuidados de fisioterapia na recuperação de lesões ósseas e que também precisam dar continuidade ao tratamento. Além de cadeiras de rodas, o centro também faz doações de órteses e próteses a pacientes.

"O ano inteiro nós entregamos muletas, andadores, órteses e próteses. Hoje, nós estamos entregando algumas das cadeiras que recebemos em 14 de março; de lá para cá tivemos cinco dias úteis, devido aos feriados, onde organizamos o protocolo de atendimento do MS para a concessão destas cadeiras. A partir de agora as entregas seguirão durante todo o mês”, finalizou Larissa.

Fonte