sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

SESA AMAPÁ E MINISTÉRIO DA SAÚDE






Sesa participa de videoconferência com Ministério da Saúde para alinhar ações de combate ao Aedes aegypt
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde(Sesa), participaram  de uma videoconferência com representantes do Ministério da Saúde (MS). As discussões foram referentes a implantação da Sala de Situação e sobre o Plano de Ações Integradas de combate ao Aedes aegypt, lançando na última segunda-feira, 18, pelo Governo do Estado. 

A proposta central do MS é que 100% das residências sejam vistoriadas, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito. As visitas ocorrerão em quatro ciclos, o primeiro iniciou no dia 1º de janeiro e se estenderá até o dia 31; o segundo ciclo inicia no dia 1º de fevereiro até o dia 28; o terceiro acontecerá nos meses de março e abril e o quarto nos meses de maio e junho.  

As primeiras ações serão direcionadas para quatro municípios do Estado que são considerados de  maior incidência de foco do mosquito, entre eles, estão Macapá,  Laranjal do Jari, Oiapoque e Santana. 
Entre as discussões, os representantes do MS elucidaram as funções que serão desenvolvidas pelas Salas de Situação no âmbito Nacional, Estadual e Municipal, ambiente que irá concentrar as ações de comando no combate ao Aedes , orientações gerais para a atuação em campo e a importância da população na participação das atividades de limpeza em seus lares. 

A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, esteve presente no encontro, e reiterou sobre a importância das ações contra ao vetor serem intensificadas nos municípios que fazem fronteira com Pará e Guiana Francesa. 

"A importância de estendermos as ações para os municípios que fazem fronteira é em decorrência das estatísticas  levantadas nos últimos dois anos, onde Oiapoque desde 2014 teve uma epidemia de febre chikungunya", observou Renilda, que ainda enfatizou sobre o apoio, não só dos membros executivos no desenvolvimento do Plano de Integração, como também do poder judiciário, legislativo e Ministério Público.