A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta quinta-feira, 7, o representante da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Shosuka. Ele está no Amapá para conhecer a estrutura dos Hospitais Alberto Lima (HCAL) e de Emergência (HE), com o objetivo de aprovar o projeto de implantação da I Residência Médica em Ortopedia no Amapá.
De acordo com o responsável pela residência ortopédica no Estado, Dirceu Lima, o processo para o funcionamento da residência está em tramitação pelo MEC e a expectativa para o lançamento do primeiro edital seja em março deste ano. "Com a implantação da residência médica, será possível requalificar a área médica na ortopedia, pois irá fomentar o conhecimento e o nível técnico científico como um todo", avaliou.
Ainda de acordo com Lima, o Amapá é um Estado carente de profissionais na área de ortopedia, e um dos pontos relevantes para inserir a especialização é em função da crescente demanda de acidentes por trauma e também um passo importante para atrair novos talentos para a região. "Com a especialização, nós vamos conseguir suprir a necessidade de ortopedistas e garantir que os profissionais permaneçam em nosso Estado", lembrou Dirceu Lima.
Mauro Shosuka, representante do Conselho Nacional de Residência Médica, assegurou que o Amapá dará um passo importante na formação de novos profissionais em uma das áreas de maior carência de atuação na capital. "A visita foi bem produtiva e acreditamos que o Estado está preparado para assumir esse desafio", concluiu Shosuka.
A Residência Médica em Ortopedia está vinculada a Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap) e tem como parceira a Sesa. As aulas práticas serão realizadas no HCAL, HE e Hospital São Camilo.